Do Santuário, para você!

O que visitar no Santuário Nacional de Aparecida

Conheça os principais pontos para visitar ao chegar na Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Está pensando em visitar a Casa da Mãe Aparecida e não sabe por onde começar esse roteiro? Nós te ajudamos! 

O Santuário Nacional é o maior centro de evangelização católico do Brasil, e o principal local para se conhecer ao viajar por Aparecida, mas com tantas opções dentro dos 140 mil metros quadrados de área construída, pode surgir a dúvida de onde começar essa experiência de fé. Separamos neste texto um roteiro bem explicado para você seguir. 

Ao entrar pelo portão da igreja do Santuário Nacional,  é possível perceber que bem no centro da Basílica, está o altar principal onde são celebradas as missas. Confira os horários das missas, que acontecem todos os dias. 

Após a missa, visite o Nicho da Imagem de Nossa Senhora que também está localizado no interior da Basílica. 

Nicho de Nossa Senhora Aparecida

Para chegar até a imagem original da santa, você passará por uma passarela, com acessibilidade, e poderá contemplar vários mosaicos que contam a aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no século 17.

A imagem está conservada em um nicho com detalhes de porcelana, pintadas a ouro. O Trono de Nossa Senhora Aparecida está em um grande totem dourado, “vestida de Sol”, assim como está na citação do livro do Apocalipse (Ap 12,1). 

Visita Monitorada do Santuário Nacional

O Santuário Nacional oferece a possibilidade de fazer uma visita monitorada na Casa da Mãe, orientada pelos profissionais do Centro de Informações Turísticas (CIT).

O CIT está localizado na Marquise do Centro de Apoio ao Romeiro. Para informações, entre em contato pelo e-mail: informacoes.turisticas@santuarionacional.com ou nos telefones (12) 3104-1504 / 3104-1103.

Dentre as visitas monitoradas oferecidas pelo Santuário Nacional, está o circuito - Museu Nossa Senhora Aparecida, Mirante, e na Cúpula Central. É sobre esse circuito que iremos nos aprofundar hoje:

Museu Nossa Senhora Aparecida

Retornando para o lado de fora do Santuário Nacional, é possível ver a torre da Basílica, é lá onde está o Museu Nossa Senhora Aparecida. O museu mostra a coleção reunida pela professora Conceição Borges Ribeiro, a partir da coleta de objetos ligados à devoção a Nossa Senhora Aparecida pela região. 

Lá você encontra desde a cadeira onde os papas que visitaram o Santuário de Aparecida sentaram, até as correntes que prendiam escravos, que segundo a história, romperam-se quando eles pediram a Santa. 

No museu Nossa Senhora Aparecida estão as exposições: 

Rainha do céu, Mãe dos homens:
Aparecida do Brasil
O Museu e suas histórias
A Rosa de ouro
Coleção Santa Gertrudes de Imagens Paulistas do Século XVII
Vitrine com artes de Victor Brecheret

Mirante da Torre da Basílica

No último andar da torre da Basílica, é possível contemplar uma vista de 360 graus com as paredes todas em vidro. O mirante da Torre oferece uma visão privilegiada de grande parte do Vale do Paraíba, bem como do Rio Paraíba - local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717. 

Visita a Cúpula do Santuário Nacional

Já pensou em visitar a Cúpula do maior Centro de Evangelização Católico do Brasil? Faz parte da visita monitorada do Santuário Nacional a visita a Cúpula que está localizada sobre o Altar Central, a 52,86 metros do chão. Ao visitar o espaço, é possível ver de perto todos os detalhes da Cúpula Central. No corredor de saída, está a exposição dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, destacando os principais acontecimentos desta grande celebração. 

Nesta exposição você encontra artefatos simbólicos como, por exemplo, os frascos com as terras de todas as capitais, os frascos de água dos principais rios do Brasil, as medalhas comemorativas e ainda, o manto usado na imagem de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro. Nessa exposição também está uma réplica da coroa jubilar, onde é possível ver de perto todos os detalhes desse presente que contém um pouco de todos os brasileiros. Cerca de 100 objetos estão em exposição neste espaço.

Capela das Velas

Ao sair da Torre, você verá na outra ponta da frente, localizada à esquerda, a Capela das Velas. Este é, sem dúvidas, um dos locais mais visitados do Santuário Nacional. Construída na década de 70, o espaço é todo preparado para um momento especial, onde você pode acender uma vela e pedir intercessão para a Mãe Aparecida. Toda a estrutura da capela remete à passagem bíblica da Sarça Ardente, momento em que Deus aparece a Moisés em forma de fogo que não consumia arbusto, para ordenar que ele fosse até o Egito e libertasse o povo da escravidão. 
Capela das velas1
Capela das velas2

Sala das Promessas

Após a experiência de fé na Capela das Velas, localize-se pelas placas e vá em direção ao subsolo do Santuário Nacional, lá você encontrará a Sala das Promessas,  o segundo lugar mais visitado da Casa da Mãe Aparecida. Com objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé de devotos de todo o Brasil, esse espaço é indispensável para sentir de perto o carinho e amor que Nossa Senhora Aparecida tem por todos os devotos. 

Hoje, a Sala das Promessas recebe aproximadamente 19 mil ex-votos por mês, sendo que no mês de outubro, esse número chega a 30 mil. Na Sala, há cerca de 70 mil fotografias em exposição. A sala das promessas é um local para sentir a vivenciar a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida. 
Sala das promessas Aparecida
Sala das promessas Aparecida2

Centro de Apoio ao Romeiro

Para fechar esse dia especial na Casa da Mãe Aparecida, não deixe de ir ao Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), localizado no pátio do Santuário Nacional, o CAR é um vasto espaço com mais de 350 lojas, praça de alimentação, e uma infraestrutura completa para acolher os visitantes de Aparecida.  A estrutura também dispõe de fraldário, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, terminais bancários, aquário, parque de diversões, entre outras coisas.
Centro de Apoio ao Romeiro1
Centro de Apoio ao Romeiro2

Ganhe mais tempo em Aparecida

Todos os pontos de visitação retratados nesse texto ainda não são todas as opções oferecidas pelo Santuário Nacional, é preciso mais de um dia de passeio para aproveitar todas as atrações oferecidas pela Casa da Mãe Aparecida. Quer viver essa experiência de uma forma ainda mais completa? Hospede-se nos hotéis do Santuário Nacional e viva a experiência completa de fé em Nossa Senhora Aparecida. Porque para nós, acolher bem também é evangelizar!
Sala das promessas Aparecida2
Sala das promessas Aparecida